Ao viajar de avião, as malas dos passageiros passam por diversos processos até chegarem ao seu destino final, como o check-in, o despacho, o transporte, a separação, a arrumação, a descarga e a transferência na chegada ao aeroporto.
Todavia, diante de tantos processos, pode acontecer de algumas dessas malas serem extraviadas.
Isso posto, uma das formas mais eficientes de evitar esse problema é a utilização do rastreador de mala.
Confira a seguir quais são os principais tipos de rastreador de mala disponíveis no mercado e fique por dentro do que fazer em caso de extravio de bagagem.
O que é o rastreador de mala?
O rastreador de mala trata-se de um pequeno dispositivo eletrônico com GPS que envia, via Bluetooth, para um smartphone, tablet ou computador, a localização da mala em tempo real.
Logo, o rastreamento móvel de malas permite que o passageiro acompanhe facilmente o status da sua bagagem despachada.
Como funciona o rastreador de mala?
Basicamente, o rastreador de mala consistem em aparelhos eletrônicos conectados a smartphones que utilizam a tecnologia GPS.
Vale lembrar que o Global Positioning System, conhecido popularmente como GPS, é um sistema de navegação que permite encontrar localizações geográficas.
Na prática, quando embutido no aparelho rastreador, o GPS permite verificar a localização em tempo real da mala, de outros objetos no qual está instalado e, até mesmo, de pets.
Como é feito o monitoramento com o rastreador de mala?
Para que o monitoramento seja feito, basta colocar o aparelho rastreador dentro da mala e ativá-lo.
Atualmente, a maioria deles utiliza um aplicativo próprio para efetuar o monitoramento da posição geográfica da bagagem, já outros modelos, informam a localização por meio do e-mail ou de mensagem de texto SMS.
Qual é o sistema operacional do rastreador de mala?
A resposta para essa pergunta está estritamente relacionada à marca do rastreador de bagagem.
Dito isso, alguns rastreadores disponíveis no mercado são compatíveis apenas com o sistema operacional Android e outros são exclusivos do sistema iOS.
Contudo, vale destacar que existem ainda versões mais modernas de rastreador de mala que são compatíveis com ambos os sistemas.
Assim sendo, ao almejar a aquisição desse tipo de aparelho eletrônico é importante estar atento ao sistema operacional de seu smartphone, uma vez que é fundamental que este seja compatível com o do rastreador de mala.
Enfim, estão disponíveis diversos modelos e marcas no mercado, como o Trakdot, o LugLoc, o Trackage, o AirTag da Apple e o Galaxy SmartTag da Samsung.
Qual é a fonte de alimentação do rastreador de mala?
Os rastreadores de malas podem ter diferentes fontes de alimentação a depender da marca e do modelo do aparelho, podendo ser carregados por pilhas, baterias ou via USB.
Por conseguinte, um outro requisito importante para estar atento na hora de adquirir esse tipo de produto é a durabilidade da bateria, já que a duração de tempo em que o rastreador consegue ficar ligado pode variar de um modelo para o outro, conforme o tipo de fonte de alimentação que este utiliza.
Também pode te interessar:
O que você precisa saber sobre sumiço da mala
Cobrança por mala despachada: saiba como evitar
Quais são os principais tipos de rastreador de mala?
Existem variados formatos de rastreados de mala disponíveis no mercado, mas a maioria se assemelha a um chaveiro comum.
Entre os mais comuns, destacam-se as pequenas tags eletrônicas com rastreador por GPS e as etiquetas inteligentes com rastreador interno.
Ademais, vale citar ainda as malas que já vem com rastreador embutido.
Isso posto, é importante pesquisar antes de adquirir o produto para descobrir qual a opção mais adequada e conveniente para você.
O rastreador de mala funciona durante o voo?
Não. Na maioria dos voos o compartilhamento de dados é proibido.
Logo, os bons rastreadores de mala contém um dispositivo de segurança que os desliga automaticamente dentro do avião e os religam novamente após o pouso da aeronave.
Vale ressaltar que em grande parte desses aparelhos, o dono da mala recebe uma mensagem alertando a chegada de sua bagagem.
Desse modo, é possível verificar, em tempo real, em qual aeroporto a mala foi parar em caso extravio.
As companhias aéreas oferecem o serviço de rastreamento de malas?
Sim. Existem algumas companhias aéreas que oferecem o serviço que disponibiliza ao passageiro o rastreador de malas.
Como exemplo, pode-se destacar a United Airlines na qual, além de precisar ter uma reserva de voo com malas despachadas, o passageiro precisa fazer o download do aplicativo da United para Android (versão 4.3 e superior) ou iOS (versão 10 ou superior).
No Brasil, os tripulantes da Azul fazem a leitura do código de barras que fica na etiqueta da bagagem quando ela é despachada. Com esse código, a mala pode ser rastreada todas as vezes que ela for manuseada. Para o cliente, o rastreamento é feito por meio do aplicativo da Azul.
No entanto, geralmente esse tipo de comodidade é ofertada pelas companhias aéreas mediante uma taxa de custo.
Que outros acessórios ajudam a proteger a mala?
Confira a seguir alguns outros acessórios que podem ajudar a proteger a sua mala em viagens de avião. São eles:
- etiqueta ou tag – são etiquetas de vários estilos, cores, tamanhos e materiais, com espaço para que você possa colocar seus dados pessoais, como nome, telefone e e-mail, para facilitar a identificação da sua bagagem em aeroportos;
- cadeado – a utilização de um cadeado na mala pode ajudar a protegê-la de ser aberta indevidamente. Em viagens para os Estados Unidos, por exemplo, é recomendável a utilização do Cadeado TSA, que apresenta um pequena fechadura que só pode ser aberta com a utilização da chave mestra universal. Essa chave é utilizada apenas pela organização norte-americana TSA. Caso a TSA precise inspecionar sua mala, ela utilizará a chave universal para abrir seu cadeado sem danificá-lo;
- sealbag ou lacres de bagagem – trata-se de um lacre numerado para bagagens que funciona ao prender o fecho éclair à um ponto fixo da mala, como a alça, por exemplo;
- capa e faixa de identificação de mala – elas podem ajudar a diferenciar a sua mala de outras parecidas, facilitando a sua localização.
Não obstante, é importante, sempre que possível, contratar um seguro de bagagem.
Imagem em destaques: Freepik (freepik)