Home / Artigos e Noticias / O que é o golpe do falso advogado?

O que é o golpe do falso advogado?

Dicas
o-que-e-o-golpe-do-falso-advogado
Avatar

Redação

agosto 15, 2022

Recentemente, uma triste notícia pegou a equipe Rosenbaum Advogados de surpresa: alguns clientes relataram ter recebido mensagens de um estelionatário, na tentativa de aplicar o golpe do falso advogado.

Nas mensagens, o golpista se passava pelo advogado Léo Rosenbaum e falava sobre os casos dos clientes em detalhes, na tentativa de receber o pagamento pelo esforço e trabalho feito pelo escritório na defesa dessas pessoas.

Felizmente, a maioria dos clientes contatados suspeitou das mensagens recebidas e entrou em contato com o escritório. Mas o golpista conseguiu fazer vítimas, que fizeram o depósito solicitado.

Infelizmente, o golpe do falso advogado é uma prática que tem se tornado cada vez mais popular, que atingiu não só a Rosenbaum Advogados, mas também diversos outros escritórios de advocacia por todo o Brasil.

Por isso, é fundamental que os consumidores estejam atentos a essa prática e preparados para identificar golpistas.

Siga na leitura para entender o que é o golpe do falso advogado e saber o que fazer nessa situação!

O que é o golpe do falso advogado?

O golpe do falso advogado é uma prática fraudulenta em que um estelionatário entra em contato com pessoas que têm processos em andamento na Justiça, se passando pelos advogados ou funcionários dos escritórios contratados por elas.

Ao contatar a vítima, o farsante descreve os dados do processo do cliente e informa que ele tem uma indenização a receber, mas que, para isso, é necessário fazer um depósito em uma determinada conta bancária.

Embora o envio de mensagens de um número desconhecido pareça suspeito, os fraudadores usam fotos dos profissionais ou das logomarcas dos escritórios de advocacia para enganar as vítimas.

Não só isso, esses estelionatários forjam documentos do Tribunal de Justiça e utilizam termos difíceis, para as vítimas não entenderem do que está acontecendo com o processo, afirmando que só falta o depósito para a liberação da indenização.

Como os golpistas acessam os dados das vítimas?

Segundo a OAB-SP, os criminosos acessam processos de pessoas que devem receber indenizações, que não tramitam em segredo de Justiça. Nesse momento, as quadrilhas descobrem o suficiente para enganar a vítima.

“É importante esclarecer que quando é feito um processo judicial, os sites dos tribunais permitem a pesquisa dos processos por nomes dos advogados. Esses estelionatários fazem essa pesquisa e encontram os dados dos processos com o nome dos clientes”, explica o advogado Léo Rosenbaum.

Já em relação aos dados de contato, há uma suspeita de vazamento, que pode inclusive partir do próprio defensor ao clicar em uma mensagem, link ou propaganda enganosa e preencher cadastros.

“Atualmente há várias empresas que possuem sistemas de localização de devedores que disponibilizam mediante pagamento, os dados dos números de celular de qualquer pessoa”, reforça o profissional.

8 dicas para se proteger do golpe do falso advogado

Diante do grande volume de relatos, a OAB-SP fez uma orientação geral, pedindo que as vítimas não respondam essas mensagens, informem o escritório contratado e registrem boletins de ocorrência.

Também foi solicitado que os profissionais e escritórios prejudicados pelo golpe do falso advogado entrem em contato com a entidade e outros órgãos públicos competentes.

Além dessas orientações, a OAB-SP preparou uma cartilha com 8 dicas para que clientes possam proteger seus dados e, assim, evitar ser alvo de fraudes como o golpe do falso advogado:

Também pode te interessar:

Proteja-se dos 7 golpes mais comuns da internet
Como escolher um advogado? Saiba como contratar um advogado com segurança
Advogado online: contratando escritório de advocacia online

1. Não clique em qualquer link

É muito importante verificar a veracidade de um link, mesmo nos casos em que um contato seu o tenha enviado.

Ao clicar em um link fraudulento, podemos comprometer nossos dispositivos e também colocar a segurança de nossos contatos em risco.

2. Confirmação em duas etapas

A confirmação em duas etapas pode ser utilizada em diferentes aplicativos, e é recomendável ativar essa função sempre que disponível.

Dessa forma, sempre que alguém tentar acessar uma conta sua, será necessário autorizar o login de alguma forma.

3. Não compartilhe códigos

Códigos de confirmação nunca devem ser compartilhados com terceiros, mesmo que o solicitante afirme ser do escritório de advocacia, da OAB/SP ou, em outros casos, de operadoras de celular, bancos, lojas, etc.

4. Desconfie de SMS

Além de não compartilhar códigos recebidos por SMS, é recomendável não clicar em links de mensagens.

5. Cuidado com as redes sociais 

As fraudes estão em todo lugar.

Por isso, não se deve acreditar em páginas suspeitas, sorteios e outras ofertas que parecem muito boas pra ser verdade, pois, na maioria dos casos, elas não são.

Ao preencher formulários fornecidos nessas situações, o usuário coloca seus dados em risco, e eles podem ser usados de forma indevida.

6. Sempre confirme a necessidade antes de transferir dinheiro

Caso um número desconhecido entre em contato afirmando ser seu advogado, amigo ou até mesmo parente, confirme a identidade dessa pessoa, especialmente se houver um pedido de empréstimo.

7. Caso seu smartphone seja comprometido, bloqueie o número

Em caso de roubo, perda, furto ou clonagem de celular, avise aos seus contatos, registre um B.O., bloqueie o número e troque as senhas de bancos, e-mails e de outros serviços importantes.

8. Atenção às compras na internet

Cuidado com descontos surreais e divulgações fora dos canais oficiais de propaganda de uma empresa. 

Depoimento da Rosenbaum Advogados

Confira o depoimento e as orientações do advogado Léo Rosenbaum, com base na experiência da Rosenbaum Advogados com o golpe do falso advogado:

“Apesar de que para os advogados é fácil constatar este golpe quando recebem esse tipo de mensagem, para as pessoas leigas em assuntos jurídicos é mais difícil, pois os termos utilizados nesse tipo de mensagem são muito confusos e muitas vezes, as pessoas não entendem. Além disso, pela confiança que têm em um advogado, acabam fazendo o depósito.

Com essas informações, é dever do nosso escritório alertar que antes de se fazer qualquer depósito quando solicitado por um advogado, o cliente:

  • verifique se de fato as mensagens foram disparadas pelo e-mail oficial do escritório clicando no destinatário do e-mail para verificar se veio do local correto;
  • quando a mensagem é enviada por WhatsApp verifique se confere com o número oficial do WhatsApp do escritório;
  • verifique se os documentos contêm erros de português ou são de difícil compreensão, pois isto já é indício de que a fraude;
  • em último caso, ligue para o escritório para falar com o advogado responsável e faça perguntas sobre o processo para constatar que a mensagem que recebeu para fazer um depósito não é mais uma fraude.

Em tempos de facilidade na transferência de recursos em virtude da tecnologia, devemos ter cuidados extraordinários pois, mesmo em algumas situações na correria do dia a dia, podemos nos perder nessas informações e cair em armadilhas. As solicitações feitas por estelionatários, que devem ser punidos, servem de alerta para as autoridades, a fim de fortalecerem o sistema de segurança nas transações e na localização desses marginais.”

Imagem em destaque: Freepik (pressfoto)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Nossa reputação é de excelência em serviços jurídicos

Avaliação dos clientes
ROSENBAUM ADVOGADOS

Fale com a nossa equipe de especialistas, e dê o primeiro passo rumo à solução dos seus desafios.

FALE CONOSCO
Relate seu caso online
Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.
Whatsapp