Home / Qual a diferença entre convênio médico e plano de saúde?

Qual a diferença entre convênio médico e plano de saúde?

Notícias
diferenca-convenio-medico-plano-de-saude
Avatar

Redação

maio 2, 2023

No Brasil, a oferta de serviços de saúde privados é ampla e diversificada.

Segundo dados apontados no portal oficial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo Sistema de Informações de Beneficiários-SIB/ANS/MS, cerca de 50 milhões de brasileiros possuem algum tipo de convênio médico ou plano de saúde.

Por muito tempo, esses dois serviços foram conhecidos popularmente como se fossem a mesma coisa, mas existem algumas diferenças importantes que devem ser levadas em consideração na hora de contratá-los.

Compreenda as diferenças entre esses serviços de saúde e faça a escolha mais adequada para as suas necessidades.

O que é um convênio médico?

O convênio médico é um serviço prestado por empresas privadas que oferece descontos em consultas, exames e outros serviços médicos, tornando os preços mais acessíveis aos seus beneficiários/colaboradores. 

Como funciona o convênio médico?

Basicamente, os clientes pagam uma mensalidade e recebem descontos em serviços ambulatoriais e laboratoriais. Os preços costumam ser bem mais acessíveis e o processo de entrada bem menos burocrático em relação ao plano de saúde.

Porém, a cobertura do convênio médico pode ser mais limitada do que a dos planos de saúde e, geralmente, essa modalidade inclui apenas consultas médicas e alguns exames e procedimentos mais simples. 

Além disso, a rede de prestadores de serviços credenciados é, geralmente, mais restrita.

Quais são as principais diferenças entre um convênio médico e um plano de saúde?

Um plano de saúde é um serviço que oferece a cobertura total ou parcial de procedimentos médicos.

Já o convênio médico oferece descontos em consultas e exames para os pacientes beneficiários.

Dito isso, confira a seguir quais são as demais características que difereciam o convênio médico do plano de saúde.

Adesão 

O processo de adesão aos convênios médicos é mais simples e menos burocrático comparado ao do plano de saúde, levando, normalmente, apenas alguns minutos para ser efetuado.

Isso porque o contrato pode ser firmado fornecendo apenas dados básicos de identificação e contato do titular e dos dependentes.  

Por meio desse cadastro simplificado, o usuário já consegue acessar a lista de profissionais credenciados e utilizar os serviços disponibilizados.

Já nos planos de saúde, o processo de adesão demora mais tempo devido à burocracia do contrato que contém várias cláusulas a serem lidas e cumpridas.

Tais cláusulas tratam de especificidades como a existência de doenças pré-existentes, reajustes, abrangência da cobertura (estadual ou nacional) e o tipo de plano escolhido.

Cobertura

Os convênios médicos possuem um acordo firmado com clínicas ou hospitais para a prestação de serviços de saúde para os seus membros, logo, a rede de prestadores de serviços costuma ser mais restrita.

Assim sendo, os convênios geralmente não têm uma abrangência de cobertura tão grande e nem redes hospitalares credenciadas, o que torna a cobertura mais limitada do que a dos planos de saúde, incluindo, na maioria das vezes, apenas consultas médicas e alguns exames específicos.

Já os planos de saúde cobrem uma ampla gama de serviços médicos, entre eles:

  • consultas;
  • exames;
  • internações;
  • cirurgias. 

Isso porque o plano de saúde oferece uma rede de prestadores de serviços credenciados, e o beneficiário pode escolher o profissional ou a instituição que deseja usar dentro dessa rede. 

Vale acrescentar que alguns planos também oferecem opções de atendimento fora da rede credenciada, mas com valores diferenciados.

Atendimento de urgência e emergência

A Lei nº 9.656, de 3 de Junho de 1998, que regulamenta as normas sobre planos de saúde privados, dispõe expressamente que os planos de saúde são obrigados a cobrir atendimentos de emergência, urgência e de planejamento familiar, incluindo o transporte do paciente em caso de necessidade. 

Já os convênios médicos podem oferecer ou não esse tipo de serviço, dependendo das condições pré-estabelecidas em contrato.

Abrangência geográfica

Os planos de saúde costumam ter uma rede credenciada mais ampla e diversificada do que os convênios médicos, incluindo hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios em diferentes regiões do país. 

Já os convênios médicos tendem a ter uma rede mais restrita, concentrada em hospitais e clínicas de uma mesma região.

Cobrança

A cobrança de um plano de saúde é feita por meio de um valor mensal que é reajustado anualmente e que engloba todos os serviços cobertos, podendo haver ou não coparticipação do beneficiário.

No convênio médico o usuário também paga um valor mensal, porém é bem abaixo do cobrado pelos planos de saúde, uma vez que dá direito a descontos para o titular e um número fixado de dependentes nos serviços disponíveis.

Reembolso

Os convênios médicos não fazem reembolso de consultas e exames específicos, enquanto os planos de saúde o fazem de forma total ou parcial.

Carência

O período de carência é o tempo que o usuário precisa esperar para começar a utilizar os benefícios do seu plano após a contratação.

Nos planos de saúde, existe um período de carência que pode variar conforme o contrato, com exceção dos atendimentos de urgência e emergência que podem ser feitos 24 horas a partir da assinatura do contrato.

No caso do convênio médico, já é possível utilizá-lo desde o momento da contratação, bastando entrar em contato com a rede conveniada e fazer o agendamento da consulta ou exame.

Cancelamento

Assim como a adesão, o cancelamento do convênio médico é simples e realizado por meio da central de atendimento. Lembrando que se houver alguma mensalidade em aberto será necessário quitá-la.

Por outro lado, o cancelamento do plano de saúde é tão burocrático quanto o processo de adesão, uma vez que é necessário estar atento às regras e verificar a possibilidade de haver multas rescisórias por quebra de contrato.

Como escolher entre o convênio médico e o plano de saúde?

Tal escolha deve levar em conta as necessidades de cada pessoa e o perfil de utilização. 

De fato, convênio médico e plano de saúde são termos equivalentes no Brasil e, em geral, são utilizados como sinônimos para se referir a serviços de assistência médica oferecidos por empresas especializadas.

Contudo, os planos de saúde oferecem uma cobertura mais ampla e uma rede de prestadores de serviços maior em relação aos convênios médicos que, geralmente, têm uma cobertura mais limitada e uma rede de prestadores de serviços mais restrita.

Nesse contexto, os planos de saúde são mais indicados para quem necessita de serviços médicos frequentemente, enquanto convênios médicos podem ser uma opção mais econômica para quem utiliza serviços médicos com menos frequência.

É importante ressaltar que os preços variam bastante de acordo com o tipo de serviço contratado, a região e o perfil do usuário, mas, em geral, os planos de saúde são mais caros do que os convênios médicos.

Enfim, deve-se avaliar a rede credenciada, as coberturas oferecidas, os valores de mensalidade, coparticipação e franquia, além das condições estabelecidas em contrato. 

O ideal é buscar informações detalhadas sobre as opções disponíveis e comparar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

qual-a-diferenca-entre-convenio-medico-e-plano-de-saude
Geralmente, o convênio médico garante desconto apenas em consultas e exames, enquanto o plano de saúde cobre consultas, exames e oferece assistência hospitalar. | Imagem: Freepik (peoplecreations)

O que fazer em caso de problemas com o convênio médico ou o plano de saúde?

Em caso de problemas com um plano de saúde ou convênio médico, como negativa de cobertura, reajuste abusivo de mensalidade ou cancelamento indevido, é possível recorrer a um advogado especializado para te ajudar a resolver essas questões por meio de negociação com a operadora ou acionando a justiça, se necessário.

Por fim, é importante destacar que para comprovar qualquer problema com esses serviços, é preciso reunir provas, como troca de emails, mensagens de textos e gravações e protocolos de atendimento por telefone.

Imagem em destaque: Freepik (Drazen Zigic)

Avatar

Redação

MAIS ARTIGOS

Notícias e Artigos relacionados

Shares
Atendimento Rosenbaum Advogados

Atendimento Rosenbaum Advogados

Olá! Podemos ajudá-lo(a)? Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.