Acabou a luz? Isso acontece com muita frequência e diversos são os motivos, como inadimplência, cortes programados, ligação clandestina ou até devido a desastres naturais.
No entanto, quando esse corte acontece sem um motivo aparente ou justificativa, ele é considerado indevido e viola os direitos do consumidor.
Aprenda a identificar corte de energia indevido e saiba como garantir seus direitos e buscar indenização pelos prejuízos.
Quando o corte de luz é considerado indevido?
Várias são as situações que levam o corte do fornecimento de energia a ser indevido. Veja abaixo:
- falta de aviso prévio – você tem o direito de receber uma notificação com pelo menos 15 dias de antecedência da suspensão do serviço. A ausência desse aviso torna a suspensão indevida;
- cobrança indevida – se você contestou uma cobrança e mesmo assim teve a energia cortada, isso pode ser considerado indevido. Lembre-se de que é seu direito questionar cobranças que parecem injustas;
- erro administrativo – se houver algum equívoco, como a cobrança de valores já pagos, o corte de energia pode ser considerado indevido;
- dívida antiga – a resolução 414/10 da ANEEL proíbe o corte de energia por atraso de mais de 90 dias. No entanto, é necessário que as contas seguintes estejam pagas para que a medida seja válida.
- serviço essencial – a energia é essencial em locais como hospitais, clínicas e escolas. A suspensão de energia nesses locais prejudica o funcionamento;
- situações de vulnerabilidade – em casos de pessoas em situação vulnerável, como idosos, pessoas com deficiência, crianças ou famílias de baixa renda.
Como comunicar o corte indevido de energia elétrica?
Confira o que fazer:
- entre em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica. É importante explicar a situação e fornecer qualquer documentação necessária para comprovar que a suspensão foi indevida;
- caso não consiga resolver o problema com a empresa, você pode registrar uma reclamação nos órgãos competentes, como a ANEEL, o Procon de seu estado e o site Consumidor.gov.br – escreva o nome da sua fornecedora de energia na busca do site;
- se todas as tentativas de resolução amigável falharem, você pode buscar orientação jurídica de um advogado especialista em Direito do Consumidor.
Como comprovar o corte indevido de luz?
Para comprovar o corte indevido de energia, é preciso saber o motivo que levou ao corte.
- Falta de pagamento sem mensalidade em atraso: basta comunicar o corte indevido à empresa distribuidora que não há boletos pendentes.
- Se não conseguir provar o corte de energia, uma opção é entrar com uma ação judicial. Neste caso, a empresa deve apresentar a prova, não o cliente.
Isso se baseia na relação de consumo pautada e regulada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Corte indevido de energia elétrica gera indenização por dano moral?
Sim. Você pode receber indenização por dano moral e material em casos de suspensão indevida do fornecimento de energia elétrica. No entanto, é preciso comprovar o prejuízo causado.
Geralmente, o Tribunal de Justiça considera como indenização por danos morais o desconforto e o constrangimento gerados pela situação. Os danos materiais são prejuízos causados pela falta de energia, como perda de horas de trabalho, alimentos estragados e aparelhos queimados.
Desse modo, a fornecedora de energia pode ser responsabilizada por falha na prestação de serviço.
Qual valor de indenização por corte indevido de energia elétrica?
O valor da compensação por corte de energia pode variar de acordo com diferentes fatores. Isso inclui a duração do corte, o impacto no consumidor e danos materiais e morais sofridos.
Contudo, há decisões que variam de R$1000 a R$30 mil de indenização, a depender do caso.
Por isso, é aconselhável buscar orientação jurídica para avaliar cada situação e buscar os direitos de forma adequada.
O escritório Rosenbaum Advogados é especializado em Direitos do Consumidor e Indenizações, com especialistas em casos de suspensão de energia.
O contato pode ser feito por meio de formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.
7 Direitos que todo consumidor de energia elétrica deve conhecer
Confira 7 direitos fundamentais que todo consumidor de energia elétrica possui.
- Opções de vencimento: você tem o direito de escolher, no mínimo, seis opções de data de vencimento da sua conta de energia.
- Restabelecimento rápido: é seu direito ter a luz de volta em até 4 horas, caso ela tenha sido cortada indevidamente.
- Prazo de restabelecimento: você tem o direito de ter a energia restabelecida em até 24 horas após cessado o motivo do corte.
- Aviso prévio: é seu direito ser avisado com pelo menos 15 dias de antecedência sobre o corte de energia por falta de pagamento.
- Ressarcimento de prejuízos: você tem o direito de ser ressarcido por eventuais prejuízos ocasionados por falha na prestação do fornecimento de energia.
- Releitura do medidor: é seu direito solicitar a releitura do seu medidor caso a conta apresente valor muito acima do normal.
- Livro de reclamações: você tem o direito de encontrar um livro de reclamações em cada posto de atendimento da empresa de energia.
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