A Crefisa oferece crédito pessoal desde 1964 e, nesses 60 anos, a empresa já foi alvo de várias queixas, principalmente sobre juros abusivos. Por isso, muitas vítimas, sem outra alternativa de reparação, procuram entender como processar a Crefisa e garantir seus direitos.
É claro que existem outros meios além da Justiça para enfrentar esse problema, e nós vamos abordar todos eles neste post.
Mas, infelizmente, muitas vezes, essas alternativas se esgotam e processar a Crefisa é a única chance que o consumidor tem de se livrar da dívida indevida e recuperar quaisquer quantias perdidas.
Isso aconteceu com um cliente da empresa, identificado pelas iniciais A.L.A.N..
A.L.A.N. foi vítima de juros abusivos em 42 empréstimos pessoais, e seu caso ressoa como um alerta para consumidores e instituições financeiras. Por isso, nosso objetivo é que todas as pessoas saibam o que fazer nessa situação.
Siga na leitura para saber como processar a Crefisa e descobrir o desfecho desse caso emblemático!
A Crefisa cobrou juros muito altos! O que eu faço?
Se os juros que a Crefisa está te cobrando forem abusivos, siga este passo a passo:
1. Fale com a Crefisa
A primeira coisa é tentar resolver o problema diretamente com a empresa, através de algum dos seus canais de atendimento:
● Crefisa telefone: (11) 3003-3376
● Crefisa telefone 0800 (Ouvidoria): 0800 727 4884
● Site oficial da Crefisa
● Página da Crefisa no Facebook
● Perfil da Crefisa no Instagram
Isso porque há a possibilidade da cobrança ser um equívoco, causado por algum erro da empresa, que pode oferecer uma solução amigável e colocar um ponto final no problema.
2. Fale com a Ouvidoria da Crefisa
Se o atendimento que você recebeu não for satisfatório, fale com a Ouvidoria da Crefisa.
3. Acione os canais de proteção ao consumidor
De acordo com o próprio site da empresa, a Ouvidoria Crefisa é a última instância para tratar da sua insatisfação.
Então, se o seu problema continuar sem solução mesmo falando com a Ouvidoria, é recomendado que você faça uma reclamação no Reclame AQUI, relatando todo o ocorrido.
Além disso, você pode acionar o Procon do seu estado e registrar uma queixa na plataforma Consumidor.gov.
Esses órgãos podem te ajudar não só a chamar a atenção da Crefisa para o seu problema, mas também a resolver a questão, já que alguns oferecem intermediação.
4. Procure um advogado
Se nada disso adiantar, a orientação de um advogado especializado em ações contra negativação é indispensável, pois a única alternativa pode ser processar a Crefisa.
Para encontrar um profissional da área, faça uma pesquisa no Google com as palavras chave “advogado especialista em Direito do Consumidor, advogado especialista em ações contra negativação ou advogado especialista em ações por juros abusivos em empréstimo”.
Lembre-se de conferir se o profissional escolhido disponibilizou seu cadastro na OAB e, antes de qualquer coisa, consulte esse cadastro para se certificar sobre sua idoneidade e evitar contratar pessoas que atuam indevidamente.
Também confira avaliações que outros clientes possam ter deixado no Google, nas redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok, e em outras plataformas como o LinkedIn, para estudar a qualidade dos serviços prestados.
Não consegui resolver meu problema e quero saber como processar a Crefisa e conseguir indenização
Se for necessário ajuizar uma ação, além de procurar um advogado, juntar documentos que demonstrem os juros cobrados pela Crefisa também pode ser necessário.
No entanto, cada caso é um caso e, por isso, o profissional deve fazer uma avaliação individualizada da sua situação, para te orientar sobre a melhor forma de proceder.
Foi isso que A.L.A.N., sobre quem falamos inicialmente, fez. Após perceber que os juros aplicados aos seus empréstimos eram exorbitantemente altos, ele procurou um profissional e acionou a Justiça.
Felizmente, a Justiça reconheceu a abusividade das taxas, estabelecendo um precedente significativo na luta contra as práticas desleais de crédito.
A Crefisa foi condenada a restituir os R$73.760,81 cobrados indevidamente do cliente.
(Apelação Cível nº 1010187-60.2022.8.26.0008)
A Rosenbaum Advogados possui advogados especializados em negativação indevida prontos para orientá-lo. Você pode contatar nossa equipe preenchendo o chat ou formulário em nosso site.
Se preferir, você também pode nos contatar via Whatsapp ou ligando no telefone (11) 3181-5581.
Imagem em destaque: Freepik (wayhomestudio)